1)
Por
que o Filo das esponjas é chamado de porífero?
R:
Pois o corpo desses animais é formado por muitos poros.
2) Observe a imagem de uma
Esponja do mar (Porífero) e responda às questões:
a) Explique como as
esponjas se alimentam e fazem a digestão? Em sua explicação, cite a direção do
fluxo da água neste animal.
R: Dentro da esponja há células com um flagelo que se movimentam
fazendo uma corrente de água que penetra pelos poros do animal. Na água que
atravessa a esponja existem seres microscópicos e restos minúsculos de
organismos mortos. O coanócito captura esse alimento, que é digerido dentro
dele e distribuído para as outras células. Os restos de alimentos e a excreção
é feita pelo ósculo.
b) Explique como ocorre a
reprodução sexuada das esponjas, citando onde são produzidos os gametas, como
ocorre a fecundação e como é o desenvolvimento desses animais.
R: A maioria
dos poríferos é hermafrodita. Os gametas são originados em células denominadas
amebócitos (uma célula pertencente ao filo em questão). Os gametas masculinos
(espermatozóides) saem da esponja através do ósculo (abertura principal), para
em seguida, penetrar em outra esponja através dos poros, carregada pela corrente
de água. Os coanócitos (células ovóides) captam os espermatozóides,
transferindo-os para os óvulos, localizados na mesogléia, ocorrendo a
fecundação. Após a fecundação, o zigoto é retido e passa a receber nutrientes
da esponja, até haver a liberação de uma larva flagelada, que irá nadar e se
fixar em um substrato, originado um novo indivíduo.
3) Leia as frases a seguir e indique as
verdadeiras.
a)
Todas as esponjas são aquáticas.
b) Os
coanócitos são células típicas das esponjas.
c) As esponjas possuem tentáculos para
captura de alimentos.
d) No
corpo das esponjas existem poros, por onde entra a água.
e)
Os coanócitos promovem correntes de
água que circulam pelo corpo das esponjas.
f) Muitas esponjas possuem espículas.
g) As esponjas não podem se reproduzir.
h) As esponjas possuem pouca capacidade de
regeneração.
4) Agora, retome a questão anterior e
reescreva as afirmativas falsas, tornando-as verdadeiras.
c)
O alimento penetra no corpo da esponja através dos poros.
f) Todas as esponjas possuem
espículas.
g) As esponjas podem se reproduzir
assexuada e sexuadamente.
h) As esponjas possuem alta
capacidade de regeneração.
5) Observe as imagens
abaixo:
a) Os animais acima pertencem
a qual Filo? Qual é o nome popular desses animais?
Os animais
pertencem ao filo dos Cnidários. A = Anêmona; B= Água-viva.
b) Ao redor da boca, esses
animais possuem tentáculos que atuam na defesa e na captura de presas. Explique
de que maneira os tentáculos conseguem desempenhar essas funções, e quais
células especializadas estão envolvidas.
R: Dentro dos cnidócitos há uma cápsula, o nematocisto. Ele
contém uma espécie de fio enrolado com uma ponta que funciona como um arpão.
Quando o cnnidócito é tocado, a cápsula imediatamente
se abre, o fio se desenrola e sua ponta penetra na pele da presa, injetando
nela uma toxina. A toxina é capaz de paralisar e matar pequenos animais,
auxiliando na sua defesa também.
6) Um estudante afirmou que, sem os poros,
as esponjas não poderiam se alimentar. Essa afirmativa está correta? Por quê?
R: Sim, pois o alimento entra
com o fluxo da água, através dos poros. Sem os poros o alimento não poderia
entrar no corpo do animal.
7) As esponjas são fixas, mas apresentam
larvas móveis durante o seu desenvolvimento. Para as esponjas, qual é a
vantagem desse tipo de larva?
R:A vantagem é
permitir que o indivíduo se fixe longe da esponja-mãe, aumentando a chance de
povoar a região.
8) Um estudante afirmou que a abertura da
esponja, o ósculo, era uma boca e que a cavidade central do corpo da esponja, o
átrio, era seu tubo digestório. Essa afirmação não está correta. Explique por
quê.
R: Porque o
ósculo não possui função de boca, pois o alimento não entra pelo ósculo e sim
pelos poros. A cavidade central não possui função de digestão, somente as
células chamadas coanócitos fazem esta função.
9) Que características fazem com que as
esponjas sejam confundidas com plantas?]
R: O fato delas serem sésseis
é a única semelhança com as plantas.
10) Faça uma breve pesquisa e escreva um
texto citando benefícios das esponjas ao ser humano.
R: Algumas são de grande valor comercial, pois o seu esqueleto pode ser
usado para o banho como esponja (Demospongeae
– subgrupo Keratosa), após
decomposição de todas as células vivas, já que são muito macias e absorventes.
Antigamente pessoas que sofriam de problemas de tiróide utilizam os poríferos
já que são ricos em iodo, que é indispensável para a produção de tiroxina pela
tiróide.
Os poríferos possuem grande
importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos
(zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta,
marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e
80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos. Servem de alimento para
muitas teias alimentares.
Geralmente estão associados
com recifes de corais, abrigando grande diversidade de organismos marinhos.
11) Que características dos poríferos os
diferencia de outros filos animais?
R: Suas células não são
organizadas em tecidos.
12) Para se alimentarem, os poríferos
capturam restos orgânicos e microrganismos presentes no fluxo de água que
atravessa seu corpo. Cite a sequência das estruturas percorridas por esse fluxo
de água.
R: Dentro da
esponja há células com um flagelo que se movimentam fazendo uma corrente de
água que penetra pelos poros do animal. Na água que atravessa a esponja existem
seres microscópicos e restos minúsculos de organismos mortos. O coanócito
captura esse alimento, que é digerido dentro dele e distribuído para as outras
células. Os restos de alimentos e a excreção é feita pelo ósculo.
13) As esponjas podem se reproduzir
assexuadamente ou sexuadamente.
a) Cite os processos de reprodução
assexuada das esponjas.
R: Regeneração e Brotamento.
b) Explique, detalhadamente o processo de
reprodução sexuada das esponjas.
R: A maioria
dos poríferos é hermafrodita. Os gametas são originados em células denominadas
amebócitos (uma célula pertencente ao filo em questão). Os gametas masculinos
(espermatozóides) saem da esponja através do ósculo (abertura principal), para
em seguida, penetrar em outra esponja através dos poros, carregada pela
corrente de água. Os coanócitos (células ovóides) captam os espermatozóides,
transferindo-os para os óvulos, localizados na mesogléia, ocorrendo a
fecundação. Após a fecundação, o zigoto é retido e passa a receber nutrientes
da esponja, até haver a liberação de uma larva flagelada, que irá nadar e se
fixar em um substrato, originado um novo indivíduo.
14) Assinale a alternativa falsa e a transforme em
verdadeira.
a) Os cnidários apresentam tanto reprodução
sexuada como assexuada.
b)
A forma séssil é chamada de medusa, e a
forma móvel, de pólipo.
c) O acúmulo de esqueletos de corais forma
recifes.
d) A anêmona-do-mar é um exemplo de
cnidário do tipo pólipo.
R: A forma séssil é chamada
pólipo e a forma móvel é a medusa.
15) Por que os cnidários podem causar a morte de
um animal pelo simples contato?
R: Se uma pessoa tocar nos
tentáculos os cnidários liberam um forte veneno que pode matar.
16) Os corais podem ser usados na confecção
de colares, brincos e outros ornamentos. No entanto, é proibido retirar esse
material dos recifes. Que parte dos corais é utilizada para fazer esses
objetos?
R: É utilizado o esqueleto
desses animais.
17) Nem todos os animais são capazes de “ir para o
mundo” em busca de alimento. Dê exemplos de dois animais, de filos diferentes,
que não fazem isso. Explique como cada um deles consegue alimento.
R: Esponjas-do-mar – filo
Poríferos – são filtradores e conseguem alimento através do fluxo da água que
penetra o seu corpo.
Anêmona-do-mar – filo Cnidários – quando
um animal passa pelos seus tentáculos, ela libera um veneno que mata ou
paralisa a presa. Então, a anêmona coloca o animal dentro da sua boca.
18) Placas de alerta de ataques de água-viva podem
ser vistas nas praias da Austrália em certas épocas do ano. Elas alertam sobre
o perigo que a vespa do mar representa: esse animal tem provocado mais mortes
que os tubarões do litoral, australiano. O corpo da vespa do mar, em forma de
sino, tem o tamanho de uma bola de basquete, e seus tentáculos atingem até 3
metros de comprimento. Se uma pessoa tocar nos tentáculos da vespa do mar, pode
morrer de parada cardíaca.
a) Que tipo de animal é a vespa do mar? A
que Filo ela pertence?
R: É uma
água-viva. Pertence ao filo dos cnidários.
b) Por que uma pessoa pode morrer se tocar
nos tentáculos da vespa do mar?
c)
R: Se uma pessoa tocar nos tentáculos os cnidários liberam um forte
veneno que pode matar.
19) Tartarugas marinhas que se alimentam de
águas-vivas têm a parte interna da boca coberta de células protegidas por uma
grossa camada de queratina. Explique a importância dessa adaptação,
relacionando-a com a alimentação desses animais.
R: Como as tartarugas marinhas
se alimentam de águas-vivas, a adaptação as protege das queimaduras causadas
pelos tentáculos das águas-vivas, permitindo que elas lhes sirvam de alimento.
20) Os cnidários constituem um filo bastante
diversificado, com características evolutivas que os diferenciam dos poríferos.
Indique as principais características dos cnidários.
R: Suas células estão
organizadas em tecidos. Apresentam células musculares responsáveis pela sua
movimentação e células nervosas, formando um sistema nervoso simples.
21) “Os recifes de corais
tem muita importância no ambiente marinho, pois dão abrigo e alimento para a
maioria dos peixes e, além disso, funcionam como um filtro de água do mar já
que se alimentam pela filtração da água, são encontrados em locais de água
quente e claras. São um perfeito habitat para peixes e outros animais marinhos.
Por abrigarem um grande número de plantas e peixes variados, são conhecidos
como o habitat marinho com mais biodiversidade do mundo. Os recifes de corais
são lugares de grande importância tanto para os animais marinhos quanto para a
sustentabilidade econômica para o ser humano. Mas os recifes de corais estão
sendo gravemente ameaçados, a contaminação terrestre e a pesca são as
principais ameaças para os recifes de corais.”
a) De acordo com o texto,
por que os recifes de corais são importantes para a natureza?
Os recifes de
corais têm muita importância no ambiente marinho, pois dão abrigo e alimento
para a maioria dos peixes e, além disso, funcionam como um filtro de água do
mar já que se alimentam pela filtração da água. São um perfeito habitat para
peixes e outros animais marinhos.
b) De que forma o
aquecimento global e a poluição das águas estão afetando os recifes de corais? Relacione
este problema com o mutualismo realizado entre os corais e as algas marinhas.
R: O
aquecimento global e a poluição das águas matam as algas que vivem em
mutualismo com os corais. Sem as algas, os corais ficam sem alimento e acabam
morrendo.
22) Um estudante observou que bolhas se
desprendiam de corais em um aquário iluminado pela luz do Sol. O professor
disse q ele que aquelas bolhas eram de gás oxigênio, e o estudante achou que os
cnidários fazem fotossíntese. O professor afirmou que, com certeza, cnidários
não fazem fotossíntese. Como você explica a produção de oxigênio pelos corais?
R: Os corais vivem em
mutualismo com algas que fazem fotossíntese e liberam o oxigênio, visto pelo
aluno.
23) Qual característica de alguns vermes os
colocam no Filo dos platelmintos?
R: Possuem o corpo achatado.
24) Sobre o ciclo da
esquistossomose coloque em ordem os acontecimentos abaixo. Comece com a fase do
ovo no intestino humano.
Ovo no intestino humano
– larva miracídio penetra no caramujo – vermes adultos no sangue – ovos na água
– larva cercaria penetra na pele – larva cercaria sai do caramujo.
R: Ovo no intestino humano – vermes adultos no sangue – ovos na
água – larva miracídio penetra no caramujo – larva cercaria sai do caramujo –
larva cercaria penetra na pele.
25) Assinale as afirmativas
corretas.
a) As planárias são
parasitas.
b)
A instalação de rede
de esgotos ajuda a evitar a esquistossomose.
c) A esquistossomose pode
ser transmitida se uma pessoa levar a mão à boca e nela houver ovos de esquistossomo.
d) A carne de porco
contaminada e malcozida pode transmitir a esquistossomose
e)
A tênia é um parasita
que vive no intestino humano.
f) O exame de fezes pode
indicar a presença de tênias e esquistossomos nos seres humanos. A transfusão
de sangue favorece a transmissão da teníase. Para ajudar a prevenir a
cisticercose é importante tomar água tratada e não comer verduras e frutas mal
lavadas.
g) O combate ao caramujo
transmissor ajuda a evitar a cisticercose.
h)
A fiscalização da
carne nos abatedouros ajuda a evitar a teníase.
i)
Se uma pessoa tem
cisticercose é porque ingeriu ovos de tênia.
j)
A esquistossomose
pode ser transmitida se uma pessoa nadar em lagoas onde há caramujos com larvas
de esquistossomo.
26) Agora, retome a questão anterior e
reescreva as afirmativas falsas, tornando-as verdadeiras.
a)
As planárias não são parasitas.
c) A oxiurose
pode ser transmitida se uma pessoa levar a mão à boca e nela houver ovos de oxiuros.
d) A carne de
porco contaminada e malcozida pode transmitir a teníase.
f) O exame de
fezes pode indicar a presença de tênias e esquistossomos nos seres humanos. A
transfusão de sangue não favorece a
transmissão da teníase. Para ajudar a prevenir a cisticercose é importante
tomar água tratada e não comer verduras e frutas mal lavadas.
g) O combate
ao caramujo transmissor ajuda a evitar a esquistossomose.
27) Dona Maria mora em
Campinas e tem família em Pernambuco. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo
problema: contaminou-se com o Schistosoma
mansoni. Por mais que o médico explique os cuidados que deve tomar, ela
sempre volta com barriga-d’água.
a) Dona Maria pode
representar algum risco para a população de Campinas? Justifique.
R: Não, pois a esquistossomose só pode ser transmitida pelo
caramujo.
Ou, Sim, caso onde more não tenha tratamento de esgoto e haja
caramujos do gênero Biomphalaria para
o ciclo do parasita estar completo.
b) Quais cuidados o médico
deve ter dito para d. Maria e ela ignorou?
R: Entrar em
lagoas contaminadas por esgoto e com a presença de caramujos.
c) Descreva o ciclo de
vida deste verme citando todas as etapas, com seus respectivos nomes.
R: O ser humano infectado libera os ovos do verme nas fezes. As
fezes irão parar num curso d’água sem tratamento de esgoto. O ovo vira uma
larva ciliada chamada miracídio que penetra no caramujo Bionfalaria e se
reproduz assexuadamente formando uma larva chamada cercaria. Esta larva fica na
água e quando uma pessoa entrar nessa água, a larva cercaria penetra na pele e
vai parar na corrente sanguínea, completando o ciclo.
28) Em relação à ascaridíase, responda:
a) Onde vivem as lombrigas adultas?
R: No intestino
humano.
b) Como ocorre a contaminação de uma pessoa
por esse verme?
R: A pessoa
ingere os ovos das lombrigas através da água contaminada ou alimentos que foram
contaminados por essa água.
29) Em relação ao “amarelão”, responda:
a) Que vermes provocam essa doença?
R: Ancilostoma duodenale ou o Necator americanos
b) Por que as pessoas contaminadas pelo
verme podem ficar anêmicas?
R: Porque o
verme se alimenta do sangue das pessoas.
c) Que providências devem ser adotadas para
evitar a contaminação pelo verme?
R: Tratamento de
Esgoto, andar calçado e tratamento dos doentes.
30) Leia um trecho do texto
de Carlos Drumond de Andrade – Dupla Humilhação, e responda às questões que
seguem:
“Humilhação dessas lombrigas/ humilhação de confessá-las (...) / o que é
pior: mínimo
verme/ quinze
centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu
entre ohs! E áhs! (...)
/ formidável tênia porcina: / a solitária de três metros.”
(C.D.
de Andrade, Dupla humilhação.)
Obs. Porcina – relativo ao porco.
a) Como o narrador do
texto pode ter adquirido as lombrigas?
R: Tomando água ou alimentos
contaminados por ovos de lombrigas.
b) Considerando que a
tênia expelida pelo Zé era uma Taenia solium,
descreva o ciclo de vida deste verme para justificar como ele adquiriu tal
verme.
R: Ao se alimentar de carnes
cruas ou mal passadas, de porco, o homem pode ingerir cisticercos (larvas de
tênia).No intestino, a larva se liberta, fixa o escólex, cresce e origina a
tênia adulta. Proglotes maduras, contendo testículos e ovários, reproduzem-se
entre si e originam proglotes grávidas, cheias de ovos. Proglotes grávidas
desprendem-se unidas em grupos de 2 a 6 e são liberados durante ou após as
evacuações. No solo, rompem-se e liberam ovos. Cada ovo é esférico, mede cerca
de 30 mm de diâmetro, possui 6 pequenos ganchos
e é conhecido como oncosfera. Espalha-se pelo meio e podem ser ingeridos pelo
hospedeiro intermediário, o porco. No intestino do animal, os ovos penetram no
revestimento intestinal e caem no sangue. Atingem principalmente a musculatura,
diafragma, sistema nervoso e coração. Cada ovo se transforma em uma larva, uma
tênia em miniatura, chamada cisticerco, cujo tamanho lembra o de um pequeno
grão de canjica. Essa larva contém escólex e um curto pescoço, tudo
envolto por uma vesícula protetora. Quando o ser humano comer essa carne crua
ou mal passada ele ingere os cisticercos e se contamina.
c) Quais são as medidas
preventivas para a Ascaridíase? E para a Teníase?
R: Ascaridíase – Tratamento de esgoto, tratamento
de água e tratamento dos doentes.
Teníase –
Fiscalização dos abatedouros e dos criadouros de porcos e bois, tratamento de
esgoto e saneamento básico, tratamento dos doentes.
d) A Taenia solium também causa outra doença no ser humano – a
cisticercose. Como o ser humano adquire a cisticercose? (0,5 ponto)
R: Ingerindo os ovos da tênia em água
ou alimentos contaminados.
31) Leia a história do
quadro abaixo e responda às questões. Note que a linguagem é diferente da
atual, pois foi escrita em 1918, por Monteiro Lobato.
a) Qual é o nome da doença citada no texto,
conhecida, popularmente, como “amarelão”?
R:
Ancilostomose.
b) Descreva o ciclo de vida do verme
causador desta doença. Atenção: você pode fazer um desenho, mas deverá citar
todas as fases e nomes envolvidos. Quais devem
ser as medidas preventivas para esta doença?
Na terra
quente e úmida, dos ovos saem larvas que procuram um hospedeiro humano. Uma vez
fixada no intestino delgado, onde a larva atinge o estágio adulto, quando tem
capacidade de liberar ovos, o verme passa a sugar o sangue da pessoa. Ao
penetrar na pele, a larva ocasiona vermelhidão, prurido, inchaço, sensação de
“picada”. Da pele, a larva entra na corrente sanguínea, onde sofre
transformações até chegar ao intestino delgado.
Os primeiros sintomas da infecção são: palidez, desânimo, dificuldade de raciocínio, cansaço e fraqueza, provenientes da falta de ferro (anemia) no organismo. Outros sintomas como dores musculares, abdominais e de cabeça, hipertensão, tonturas; também poderão ocorrer com o agravamento do quadro. A doença é perigosa para as gestantes, pois pode afetar o desenvolvimento do feto.
Os primeiros sintomas da infecção são: palidez, desânimo, dificuldade de raciocínio, cansaço e fraqueza, provenientes da falta de ferro (anemia) no organismo. Outros sintomas como dores musculares, abdominais e de cabeça, hipertensão, tonturas; também poderão ocorrer com o agravamento do quadro. A doença é perigosa para as gestantes, pois pode afetar o desenvolvimento do feto.
Prevenção:
Andar calçado, saneamento básico e tratamento dos doentes.
32) Um garoto chegou ao
posto de saúde com anemia. O médico, ao ver o resultado dos exames disse à mãe
do menino que ele estava com uma verminose intestinal e aconselhou o garoto a
não andar mais descalço no chão de terra. Qual deve ser a verminose? Justifique
sua resposta.
R: Ancilostomose, pois a larva penetra nos pés descalços das
pessoas, contaminando-as.
33) Por que os moluscos têm
esse nome?
R: Têm este nome devido ao seu corpo mole.
34) Em alguns moluscos essa
estrutura envolve o corpo; em outros, ela está ausente. De que estrutura
estamos falando e qual é a função dela?
R: Concha. Tem a função de proteção e sustentação do corpo.
35) Quais as três divisões
do corpo de um caracol?
R: Cabeça, massa visceral e pé.
36) Qual é a função da
rádula?
R: Raspar o substrato para conseguir alimento.
37) Quais são os moluscos
cefalópodes? Por que eles têm esse nome?
R: Cefalópodes são os polvos, lulas, náutilos e sépias.
38) Como os bivalves se
protegem contra os predadores? E como eles conseguem alimento?
R: Os bivalves se protegem com suas conchas duplas que são duras
e ficam fechadas.
Eles se
alimentam filtrando a água do mar que entra em sua cavidade interna através do
sifão inalante, trazendo microrganismos e matéria orgânica.
39) Como os Cefalópodes
fogem dos predadores?
R: Os cefalópodes produzem uma tinta preta que é liberada quando
ele precisa fugir. Com movimentos dos seus tentáculos, conseguem atingir grande
velocidade.
40) Você conheceu vários
representantes do filo dos moluscos, entre eles os caramujos, as ostras e os
polvos. Agora, escreva quais dos animais citados possuem as características a
seguir (um animal pode ter mais de uma característica).
a) Moluscos que têm a
capacidade de soltar tinta preta para fugir dos predadores.
Polvos
b) Concha dividida em duas
partes (valvas).
Ostras
c) Molusco que produz as
pérolas.
Ostras
d) Moluscos do grupo dos
gastrópodes.
Caramujos
e) Moluscos sem conchas.
Polvos
f) Moluscos dos grupo dos cefalópodes.
Polvos
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