sábado, 15 de julho de 2017

Exercícios Reino Animalia - 7º Ano

1)    Por que o Filo das esponjas é chamado de porífero?
R: Pois o corpo desses animais é formado por muitos poros.

2)    Observe a imagem de uma Esponja do mar (Porífero) e responda às questões:



a)    Explique como as esponjas se alimentam e fazem a digestão? Em sua explicação, cite a direção do fluxo da água neste animal.
R: Dentro da esponja há células com um flagelo que se movimentam fazendo uma corrente de água que penetra pelos poros do animal. Na água que atravessa a esponja existem seres microscópicos e restos minúsculos de organismos mortos. O coanócito captura esse alimento, que é digerido dentro dele e distribuído para as outras células. Os restos de alimentos e a excreção é feita pelo ósculo.

b)    Explique como ocorre a reprodução sexuada das esponjas, citando onde são produzidos os gametas, como ocorre a fecundação e como é o desenvolvimento desses animais.
R: A maioria dos poríferos é hermafrodita. Os gametas são originados em células denominadas amebócitos (uma célula pertencente ao filo em questão). Os gametas masculinos (espermatozóides) saem da esponja através do ósculo (abertura principal), para em seguida, penetrar em outra esponja através dos poros, carregada pela corrente de água. Os coanócitos (células ovóides) captam os espermatozóides, transferindo-os para os óvulos, localizados na mesogléia, ocorrendo a fecundação. Após a fecundação, o zigoto é retido e passa a receber nutrientes da esponja, até haver a liberação de uma larva flagelada, que irá nadar e se fixar em um substrato, originado um novo indivíduo.

3)    Leia as frases a seguir e indique as verdadeiras.
a)    Todas as esponjas são aquáticas.
b)    Os coanócitos são células típicas das esponjas.
c)    As esponjas possuem tentáculos para captura de alimentos.
d)    No corpo das esponjas existem poros, por onde entra a água.
e)    Os coanócitos promovem correntes de água que circulam pelo corpo das esponjas.
f)     Muitas esponjas possuem espículas.
g)    As esponjas não podem se reproduzir.
h)    As esponjas possuem pouca capacidade de regeneração.

4)    Agora, retome a questão anterior e reescreva as afirmativas falsas, tornando-as verdadeiras.
c)    O alimento penetra no corpo da esponja através dos poros.
f) Todas as esponjas possuem espículas.
g) As esponjas podem se reproduzir assexuada e sexuadamente.
h) As esponjas possuem alta capacidade de regeneração.

5)    Observe as imagens abaixo:


a)    Os animais acima pertencem a qual Filo? Qual é o nome popular desses animais?
Os animais pertencem ao filo dos Cnidários. A = Anêmona; B= Água-viva.

b)    Ao redor da boca, esses animais possuem tentáculos que atuam na defesa e na captura de presas. Explique de que maneira os tentáculos conseguem desempenhar essas funções, e quais células especializadas estão envolvidas.
R: Dentro dos cnidócitos há uma cápsula, o nematocisto. Ele contém uma espécie de fio enrolado com uma ponta que funciona como um arpão. Quando o cnnidócito é tocado, a cápsula imediatamente se abre, o fio se desenrola e sua ponta penetra na pele da presa, injetando nela uma toxina. A toxina é capaz de paralisar e matar pequenos animais, auxiliando na sua defesa também.

6)    Um estudante afirmou que, sem os poros, as esponjas não poderiam se alimentar. Essa afirmativa está correta? Por quê?
R: Sim, pois o alimento entra com o fluxo da água, através dos poros. Sem os poros o alimento não poderia entrar no corpo do animal.

7)    As esponjas são fixas, mas apresentam larvas móveis durante o seu desenvolvimento. Para as esponjas, qual é a vantagem desse tipo de larva?
R:A vantagem é permitir que o indivíduo se fixe longe da esponja-mãe, aumentando a chance de povoar a região.

8)    Um estudante afirmou que a abertura da esponja, o ósculo, era uma boca e que a cavidade central do corpo da esponja, o átrio, era seu tubo digestório. Essa afirmação não está correta. Explique por quê.
R: Porque o ósculo não possui função de boca, pois o alimento não entra pelo ósculo e sim pelos poros. A cavidade central não possui função de digestão, somente as células chamadas coanócitos fazem esta função.

9)    Que características fazem com que as esponjas sejam confundidas com plantas?]
R: O fato delas serem sésseis é a única semelhança com as plantas.

10) Faça uma breve pesquisa e escreva um texto citando benefícios das esponjas ao ser humano.
R: Algumas são de grande valor comercial, pois o seu esqueleto pode ser usado para o banho como esponja (Demospongeae – subgrupo Keratosa), após decomposição de todas as células vivas, já que são muito macias e absorventes. Antigamente pessoas que sofriam de problemas de tiróide utilizam os poríferos já que são ricos em iodo, que é indispensável para a produção de tiroxina pela tiróide.
Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos. Servem de alimento para muitas teias alimentares. 
Geralmente estão associados com recifes de corais, abrigando grande diversidade de organismos marinhos.

11) Que características dos poríferos os diferencia de outros filos animais?
R: Suas células não são organizadas em tecidos.

12) Para se alimentarem, os poríferos capturam restos orgânicos e microrganismos presentes no fluxo de água que atravessa seu corpo. Cite a sequência das estruturas percorridas por esse fluxo de água.
R: Dentro da esponja há células com um flagelo que se movimentam fazendo uma corrente de água que penetra pelos poros do animal. Na água que atravessa a esponja existem seres microscópicos e restos minúsculos de organismos mortos. O coanócito captura esse alimento, que é digerido dentro dele e distribuído para as outras células. Os restos de alimentos e a excreção é feita pelo ósculo.

13) As esponjas podem se reproduzir assexuadamente ou sexuadamente.
a)    Cite os processos de reprodução assexuada das esponjas.
R: Regeneração e Brotamento.

b)    Explique, detalhadamente o processo de reprodução sexuada das esponjas.
R: A maioria dos poríferos é hermafrodita. Os gametas são originados em células denominadas amebócitos (uma célula pertencente ao filo em questão). Os gametas masculinos (espermatozóides) saem da esponja através do ósculo (abertura principal), para em seguida, penetrar em outra esponja através dos poros, carregada pela corrente de água. Os coanócitos (células ovóides) captam os espermatozóides, transferindo-os para os óvulos, localizados na mesogléia, ocorrendo a fecundação. Após a fecundação, o zigoto é retido e passa a receber nutrientes da esponja, até haver a liberação de uma larva flagelada, que irá nadar e se fixar em um substrato, originado um novo indivíduo.

14)  Assinale a alternativa falsa e a transforme em verdadeira.
a)    Os cnidários apresentam tanto reprodução sexuada como assexuada.
b)    A forma séssil é chamada de medusa, e a forma móvel, de pólipo.
c)    O acúmulo de esqueletos de corais forma recifes.
d)    A anêmona-do-mar é um exemplo de cnidário do tipo pólipo.
R: A forma séssil é chamada pólipo e a forma móvel é a medusa.

15)  Por que os cnidários podem causar a morte de um animal pelo simples contato?
R: Se uma pessoa tocar nos tentáculos os cnidários liberam um forte veneno que pode matar.

16) Os corais podem ser usados na confecção de colares, brincos e outros ornamentos. No entanto, é proibido retirar esse material dos recifes. Que parte dos corais é utilizada para fazer esses objetos?
R: É utilizado o esqueleto desses animais.

17)  Nem todos os animais são capazes de “ir para o mundo” em busca de alimento. Dê exemplos de dois animais, de filos diferentes, que não fazem isso. Explique como cada um deles consegue alimento.
R: Esponjas-do-mar – filo Poríferos – são filtradores e conseguem alimento através do fluxo da água que penetra o seu corpo.
     Anêmona-do-mar – filo Cnidários – quando um animal passa pelos seus tentáculos, ela libera um veneno que mata ou paralisa a presa. Então, a anêmona coloca o animal dentro da sua boca.

18)  Placas de alerta de ataques de água-viva podem ser vistas nas praias da Austrália em certas épocas do ano. Elas alertam sobre o perigo que a vespa do mar representa: esse animal tem provocado mais mortes que os tubarões do litoral, australiano. O corpo da vespa do mar, em forma de sino, tem o tamanho de uma bola de basquete, e seus tentáculos atingem até 3 metros de comprimento. Se uma pessoa tocar nos tentáculos da vespa do mar, pode morrer de parada cardíaca.

a)    Que tipo de animal é a vespa do mar? A que Filo ela pertence?
R: É uma água-viva. Pertence ao filo dos cnidários.

b)    Por que uma pessoa pode morrer se tocar nos tentáculos da vespa do mar?
c)    R: Se uma pessoa tocar nos tentáculos os cnidários liberam um forte veneno que pode matar.

19)  Tartarugas marinhas que se alimentam de águas-vivas têm a parte interna da boca coberta de células protegidas por uma grossa camada de queratina. Explique a importância dessa adaptação, relacionando-a com a alimentação desses animais.
R: Como as tartarugas marinhas se alimentam de águas-vivas, a adaptação as protege das queimaduras causadas pelos tentáculos das águas-vivas, permitindo que elas lhes sirvam de alimento.

20)  Os cnidários constituem um filo bastante diversificado, com características evolutivas que os diferenciam dos poríferos. Indique as principais características dos cnidários.
R: Suas células estão organizadas em tecidos. Apresentam células musculares responsáveis pela sua movimentação e células nervosas, formando um sistema nervoso simples.

21) “Os recifes de corais tem muita importância no ambiente marinho, pois dão abrigo e alimento para a maioria dos peixes e, além disso, funcionam como um filtro de água do mar já que se alimentam pela filtração da água, são encontrados em locais de água quente e claras. São um perfeito habitat para peixes e outros animais marinhos. Por abrigarem um grande número de plantas e peixes variados, são conhecidos como o habitat marinho com mais biodiversidade do mundo. Os recifes de corais são lugares de grande importância tanto para os animais marinhos quanto para a sustentabilidade econômica para o ser humano. Mas os recifes de corais estão sendo gravemente ameaçados, a contaminação terrestre e a pesca são as principais ameaças para os recifes de corais.”

a)    De acordo com o texto, por que os recifes de corais são importantes para a natureza?
Os recifes de corais têm muita importância no ambiente marinho, pois dão abrigo e alimento para a maioria dos peixes e, além disso, funcionam como um filtro de água do mar já que se alimentam pela filtração da água. São um perfeito habitat para peixes e outros animais marinhos.

b)    De que forma o aquecimento global e a poluição das águas estão afetando os recifes de corais? Relacione este problema com o mutualismo realizado entre os corais e as algas marinhas.
R: O aquecimento global e a poluição das águas matam as algas que vivem em mutualismo com os corais. Sem as algas, os corais ficam sem alimento e acabam morrendo.

22) Um estudante observou que bolhas se desprendiam de corais em um aquário iluminado pela luz do Sol. O professor disse q ele que aquelas bolhas eram de gás oxigênio, e o estudante achou que os cnidários fazem fotossíntese. O professor afirmou que, com certeza, cnidários não fazem fotossíntese. Como você explica a produção de oxigênio pelos corais?
R: Os corais vivem em mutualismo com algas que fazem fotossíntese e liberam o oxigênio, visto pelo aluno.

23)  Qual característica de alguns vermes os colocam no Filo dos platelmintos?
R: Possuem o corpo achatado.

24) Sobre o ciclo da esquistossomose coloque em ordem os acontecimentos abaixo. Comece com a fase do ovo no intestino humano.

Ovo no intestino humano – larva miracídio penetra no caramujo – vermes adultos no sangue – ovos na água – larva cercaria penetra na pele – larva cercaria sai do caramujo.
R: Ovo no intestino humano – vermes adultos no sangue – ovos na água – larva miracídio penetra no caramujo – larva cercaria sai do caramujo – larva cercaria penetra na pele.

25) Assinale as afirmativas corretas.
a)    As planárias são parasitas.
b)    A instalação de rede de esgotos ajuda a evitar a esquistossomose.
c)    A esquistossomose pode ser transmitida se uma pessoa levar a mão à boca e nela houver ovos de esquistossomo.
d)    A carne de porco contaminada e malcozida pode transmitir a esquistossomose
e)    A tênia é um parasita que vive no intestino humano.
f)     O exame de fezes pode indicar a presença de tênias e esquistossomos nos seres humanos. A transfusão de sangue favorece a transmissão da teníase. Para ajudar a prevenir a cisticercose é importante tomar água tratada e não comer verduras e frutas mal lavadas.
g)    O combate ao caramujo transmissor ajuda a evitar a cisticercose.
h)    A fiscalização da carne nos abatedouros ajuda a evitar a teníase.
i)     Se uma pessoa tem cisticercose é porque ingeriu ovos de tênia.
j)     A esquistossomose pode ser transmitida se uma pessoa nadar em lagoas onde há caramujos com larvas de esquistossomo.

26) Agora, retome a questão anterior e reescreva as afirmativas falsas, tornando-as verdadeiras.
a)    As planárias não são parasitas.
c) A oxiurose pode ser transmitida se uma pessoa levar a mão à boca e nela houver ovos de oxiuros.
d) A carne de porco contaminada e malcozida pode transmitir a teníase.
f) O exame de fezes pode indicar a presença de tênias e esquistossomos nos seres humanos. A transfusão de sangue não favorece a transmissão da teníase. Para ajudar a prevenir a cisticercose é importante tomar água tratada e não comer verduras e frutas mal lavadas.
g) O combate ao caramujo transmissor ajuda a evitar a esquistossomose.

27) Dona Maria mora em Campinas e tem família em Pernambuco. Sempre que volta de lá apresenta o mesmo problema: contaminou-se com o Schistosoma mansoni. Por mais que o médico explique os cuidados que deve tomar, ela sempre volta com barriga-d’água.
a)    Dona Maria pode representar algum risco para a população de Campinas? Justifique.
R: Não, pois a esquistossomose só pode ser transmitida pelo caramujo.
Ou, Sim, caso onde more não tenha tratamento de esgoto e haja caramujos do gênero Biomphalaria para o ciclo do parasita estar completo.
b)    Quais cuidados o médico deve ter dito para d. Maria e ela ignorou?
R: Entrar em lagoas contaminadas por esgoto e com a presença de caramujos.
c)    Descreva o ciclo de vida deste verme citando todas as etapas, com seus respectivos nomes.
R: O ser humano infectado libera os ovos do verme nas fezes. As fezes irão parar num curso d’água sem tratamento de esgoto. O ovo vira uma larva ciliada chamada miracídio que penetra no caramujo Bionfalaria e se reproduz assexuadamente formando uma larva chamada cercaria. Esta larva fica na água e quando uma pessoa entrar nessa água, a larva cercaria penetra na pele e vai parar na corrente sanguínea, completando o ciclo.

28) Em relação à ascaridíase, responda:
a)    Onde vivem as lombrigas adultas?
R: No intestino humano.
b)    Como ocorre a contaminação de uma pessoa por esse verme?
R: A pessoa ingere os ovos das lombrigas através da água contaminada ou alimentos que foram contaminados por essa água.

29) Em relação ao “amarelão”, responda:
a)    Que vermes provocam essa doença?
R: Ancilostoma duodenale ou o Necator americanos

b)    Por que as pessoas contaminadas pelo verme podem ficar anêmicas?
R: Porque o verme se alimenta do sangue das pessoas.

c)    Que providências devem ser adotadas para evitar a contaminação pelo verme?
R: Tratamento de Esgoto, andar calçado e tratamento dos doentes.

30) Leia um trecho do texto de Carlos Drumond de Andrade – Dupla Humilhação, e responda às questões que seguem:

“Humilhação dessas lombrigas/ humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo
verme/ quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu
entre ohs! E áhs! (...) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros.”
(C.D. de Andrade, Dupla humilhação.)
Obs. Porcina – relativo ao porco.

a)    Como o narrador do texto pode ter adquirido as lombrigas?
R: Tomando água ou alimentos contaminados por ovos de lombrigas.

b)    Considerando que a tênia expelida pelo Zé era uma Taenia solium, descreva o ciclo de vida deste verme para justificar como ele adquiriu tal verme.
R: Ao se alimentar de carnes cruas ou mal passadas, de porco, o homem pode ingerir cisticercos (larvas de tênia).No intestino, a larva se liberta, fixa o escólex, cresce e origina a tênia adulta. Proglotes maduras, contendo testículos e ovários, reproduzem-se entre si e originam proglotes grávidas, cheias de ovos. Proglotes grávidas desprendem-se unidas em grupos de 2 a 6 e são liberados durante ou após as evacuações. No solo, rompem-se e liberam ovos. Cada ovo é esférico, mede cerca de 30 mm de diâmetro, possui 6 pequenos ganchos e é conhecido como oncosfera. Espalha-se pelo meio e podem ser ingeridos pelo hospedeiro intermediário, o porco. No intestino do animal, os ovos penetram no revestimento intestinal e caem no sangue. Atingem principalmente a musculatura, diafragma, sistema nervoso e coração. Cada ovo se transforma em uma larva, uma tênia em miniatura, chamada cisticerco, cujo tamanho lembra o de um pequeno grão de  canjica. Essa larva contém escólex e um curto pescoço, tudo envolto por uma vesícula protetora. Quando o ser humano comer essa carne crua ou mal passada ele ingere os cisticercos e se contamina.
c)    Quais são as medidas preventivas para a Ascaridíase? E para a Teníase?
R: Ascaridíase – Tratamento de esgoto, tratamento de água e tratamento dos doentes.
     Teníase – Fiscalização dos abatedouros e dos criadouros de porcos e bois, tratamento de esgoto e saneamento básico, tratamento dos doentes.

d)    A Taenia solium também causa outra doença no ser humano – a cisticercose. Como o ser humano adquire a cisticercose? (0,5 ponto)
R: Ingerindo os ovos da tênia em água ou alimentos contaminados.

31) Leia a história do quadro abaixo e responda às questões. Note que a linguagem é diferente da atual, pois foi escrita em 1918, por Monteiro Lobato.

a)    Qual é o nome da doença citada no texto, conhecida, popularmente, como “amarelão”?
R: Ancilostomose.
b)    Descreva o ciclo de vida do verme causador desta doença. Atenção: você pode fazer um desenho, mas deverá citar todas as fases e nomes envolvidos. Quais devem ser as medidas preventivas para esta doença?

Na terra quente e úmida, dos ovos saem larvas que procuram um hospedeiro humano. Uma vez fixada no intestino delgado, onde a larva atinge o estágio adulto, quando tem capacidade de liberar ovos, o verme passa a sugar o sangue da pessoa. Ao penetrar na pele, a larva ocasiona vermelhidão, prurido, inchaço, sensação de “picada”. Da pele, a larva entra na corrente sanguínea, onde sofre transformações até chegar ao intestino delgado.

Os primeiros sintomas da infecção são: palidez, desânimo, dificuldade de raciocínio, cansaço e fraqueza, provenientes da falta de ferro (anemia) no organismo. Outros sintomas como dores musculares, abdominais e de cabeça, hipertensão, tonturas; também poderão ocorrer com o agravamento do quadro. A doença é perigosa para as gestantes, pois pode afetar o desenvolvimento do feto.

Prevenção: Andar calçado, saneamento básico e tratamento dos doentes.

32) Um garoto chegou ao posto de saúde com anemia. O médico, ao ver o resultado dos exames disse à mãe do menino que ele estava com uma verminose intestinal e aconselhou o garoto a não andar mais descalço no chão de terra. Qual deve ser a verminose? Justifique sua resposta.
R: Ancilostomose, pois a larva penetra nos pés descalços das pessoas, contaminando-as.

33) Por que os moluscos têm esse nome?
R: Têm este nome devido ao seu corpo mole.

34) Em alguns moluscos essa estrutura envolve o corpo; em outros, ela está ausente. De que estrutura estamos falando e qual é a função dela?
R: Concha. Tem a função de proteção e sustentação do corpo.

35) Quais as três divisões do corpo de um caracol?
R: Cabeça, massa visceral e pé.

36) Qual é a função da rádula?
R: Raspar o substrato para conseguir alimento.

37) Quais são os moluscos cefalópodes? Por que eles têm esse nome?
R: Cefalópodes são os polvos, lulas, náutilos e sépias.

38) Como os bivalves se protegem contra os predadores? E como eles conseguem alimento?
R: Os bivalves se protegem com suas conchas duplas que são duras e ficam fechadas.
Eles se alimentam filtrando a água do mar que entra em sua cavidade interna através do sifão inalante, trazendo microrganismos e matéria orgânica.

39) Como os Cefalópodes fogem dos predadores?
R: Os cefalópodes produzem uma tinta preta que é liberada quando ele precisa fugir. Com movimentos dos seus tentáculos, conseguem atingir grande velocidade.

40) Você conheceu vários representantes do filo dos moluscos, entre eles os caramujos, as ostras e os polvos. Agora, escreva quais dos animais citados possuem as características a seguir (um animal pode ter mais de uma característica).
a)    Moluscos que têm a capacidade de soltar tinta preta para fugir dos predadores.
Polvos
b)    Concha dividida em duas partes (valvas).
Ostras
c)    Molusco que produz as pérolas.
Ostras
d)    Moluscos do grupo dos gastrópodes.
Caramujos
e)    Moluscos sem conchas.
Polvos
f)     Moluscos dos grupo dos cefalópodes.
     Polvos

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